John Wood (John da Montanha)

Na pequena cidade de Fajami onde a população era pacata e humilde, todos os camponeses temiam seu Senhor, o Barão Andry Targan. Ele cobrava pesados impostos e impunha o medo com suas perversidades. Em sua fronteira norte havia a Montanha do Urso (na verdade são três montanhas que formam uma cadeia cujo formato lembra o temido mamífero) que contava com uma comunidade de caçadores. Seu líder, John Wood, era um homem forte e grande guerreiro que acreditavam ser descendente de gigantes devido a sua estatura. A população de Fajami deu lhes o nome de “Homens das montanhas” e a John restou o apelido de “John da Montanha”. Essa comunidade de caçadores vivia isolada do resto de Fajami, preferindo o frio da montanha ao julgo de Andry Targan, negando sua autoridade dentro do que acreditavam ser território do Povo da Montanha.
Com a crescente insatisfação de Targan devido à insubordinação da comunidade de montanheses um conflito se tornava cada vez mais inevitável. O Barão sabia que lançar uma expedição à inóspita montanha, enfrentando o frio e os encontros com os animais que lá habitavam, seria uma dura missão. Entretanto, juntou 50 de seus melhores homens e os enviou com o objetivo de acabar com a comunidade de caçadores. Mesmo com algumas baixas pelo caminho, uma grande quantidade de soldados foi capaz de chegar ao topo iniciando uma sangrenta batalha. Aí começou a lenda de John Wood (ou John da Montanha). Sozinho, derrubou dezenas de soldados invasores. Inspirados pela sua presença e pelo seu vigor em combate os Homens da Montanha lutaram bravamente contra os soldados de Andry Targan e conseguiram repelir a força invasora. Pouquíssimos retornaram com vida ao forte de Fajami para contar o ocorrido. Andry Targan realizou que derrotar os insubordinados vizinhos nortenhos não seria fácil, principalmente enquanto seu líder, um guerreiro único, os defendesse.
Meses de planejamento levaram o Barão Andry Targan a bolar um plano cruel que mudaria o destino de John, de Fajami e muitas outras pessoas por toda Yrth. Ele envia um convite ao líder dos Homens das Montanhas para comparecer pessoalmente a uma tenda armada no sopé da Montanha do Urso para discutir um acordo de cooperação com o próprio Barão. John, que apesar de grande guerreiro era privado de maldade no coração, comparece ao encontro na vã esperança de conduzir seu povo a um futuro no qual não deveria mais temer as invasões de soldados hostis. Mas o que John Wood não sabia era que secretamente seu rival havia ordenado outra onda de ataque formada por soldados fortemente equipados com escudos, lanças e bestas subir ao topo por outra face da montanha e fazer seu povo de refém, forçando o poderoso guerreiro a jurar fidelidade ao Barão.
Meses depois, já a serviço do Senhor de Fajami, John Wood tinha uma função parecida com a de leão de chácara, resolvendo problemas internos como brigas entre os aldeões e cobrando impostos dos inadimplentes. Apesar de sua aparência intimidadora, sua fama de bom coração logo se espalhou, deixando o Barão furioso a cada brigão que ele não açoitava e a cada devedor que ele fingia não encontrar. Sua benevolência, já reconhecida pelo povo, despertou o interesse de um renomado herói que, cansado de suas aventuras, resolvera assentar-se em Fajami. Tratava-se de Demétrius Morealle. Os dois ficaram amigos, Demétrius via em John um pouco de seu filho que enviara a Mégalos há alguns anos, e por vezes passavam algumas horas na taverna conversando e tomando cerveja.
Com dois anos de servidão ao Barão de Fajami, John confidencia a seu amigo herói que acredita que seu Senhor ficou louco de vez. Apesar de ter jurado servir Andry Targan em troca da segurança de seu povo, as últimas ordens que recebera o colocavam contra seus princípios: Executar aldeões sumariamente sem qualquer julgamento, dobrar impostos e prender qualquer um que se recusasse a pagar. O líder dos Homens da Montanha e Demétrius estavam preocupados com o futuro do feudo.
A cidade chora quando descobre que caíra seu último bastião de defesa. Após descobrir que muitas de suas ordens não haviam sido cumpridas, o Barão Andry Targan ordena a prisão de John Wood. Sua execução seria em poucos dias.
É quando entra em cena seu amigo e herói retirado, Demétrius Morealle. Ele abandona sua posição de neutralidade e convoca um grupo de amigos/aliados construído ao longo de sua vida. Com representantes vindos de Mégalos, Kalidor e das Happylands o grupo é reforçado pelos companheiros de John, os Homens da Montanha. Juntos eles formam uma aliança com o objetivo de libertar John e destronar o malvado Barão. A vitória da nova aliança formada é esmagadora. O exército de Andry Targan é derrotado e o controle de Fajami assumido. A cidade finalmente estava unificada.